quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Mais Livros! - JUL/2016 (especial de aniversário)



Enfim, depois de muita espera: Mais Livros! de julho!!! E pela foto, já devem ter descoberto a surpresa que preparava para esse mês especial. Tudo bem que só chegou agora, mas está valendo rsrsrs. Trata-se da obra completa de Monteiro Lobato em 34 volumes. Estou incluso entre os milhões de brasileiros que apenas conhecem Monteiro Lobato por referências e pelas adaptações para a TV das histórias do Sítio do Picapau Amarelo. De fato, nunca li Monteiro Lobato. Na infância, por incrível que pareça, nunca tive contato com suas obras infantis. Depois, conforme fui amadurecendo, confesso que nunca fui interessado em ler os livros adultos do criador de Jéca Tatú. Parece uma conspiração do destino que me separa de Lobato rsrsrs Mas finalmente dei o primeiro passo (e que passo!) para combater tal conspiração, adquirindo sua obra completa que, na verdade, não é tão completa assim, conforme veremos. O lançamento das obras de Monteiro Lobato no Brasil daria um estudo inteiro; por isso, vou tentar ser o mais sucinto possível em minhas observações sobre as edições que adquiri.

Antes de morrer, Lobato organizou o que seriam suas Obras Completas, para serem lançadas pela editora Brasiliense. Dividiu sua produção em duas séries: Literatura geral e Literatura infantil. A primeira reunia em 13 volumes toda a sua produção adulta; a segunda reunia em 17 volumes os livros do Sítio do Picapau Amarelo. Os volumes foram publicados atendendo a todas as exigências do autor, a começar pela ortografia particular dele, que prescinde da maioria dos acentos gráficos. Algumas obras foram reformuladas, como é o caso da coletânea de contos O Macaco que se Fez Homem. Não sei bem por que, mas Lobato a renegou enquanto livro, preferindo desfazê-la e distribuir os contos por outras duas coletâneas: Cidades Mortas e Negrinha. Sei que a editora Globo, há algum tempo, relançou as obras do Lobato, incluindo O Macaco que se Fez Homem, o que me leva a pensar que eles reeditaram Cidades Mortas e Negrinha segundo a antiga compilação. Fico feliz por ter adquirido a última versão compilada pelo próprio autor. Sinceramente, acho a atitude da editora Globo um tanto desrespeitosa, uma vez que intervém na vontade do próprio Lobato. Se ele queria dar uma nova compleição às suas obras, e assim o fez em vida, penso que essas mudanças deveriam ser respeitadas. Ao que parece, as edições da Globo também não aderiram à ortografia peculiar de Lobato, o que vem a ser outra questão que, sinceramente, nem sei bem se concordo ou discordo, pois com as últimas mudanças sofridas em nossa ortografia, não saberíamos dizer com precisão em que isso afetaria/influiria na ortografia particular do criador de Narizinho.

Esta edição das Obras Completas pela editora Brasiliense teve sucessivas reimpressões, sendo que, após a morte de Lobato, novos textos foram acrescidos, especialmente à série de Literatura geral, que de 13 passou a ter 17 volumes. As obras inéditas no Brasil e que foram publicadas apenas na Argentina, contudo, não foram incluídas em nenhuma das reimpressões. Por isso disse que essa obra completa não é tão completa assim. Não obstante uma ou outra lacuna, ainda é a melhor edição para se ler Monteiro Lobato com todas suas peculiaridades. Sei que foi lançada posteriormente uma terceira série das Obras Completas, com as traduções de Monteiro Lobato em nove volumes. Não adquiri essa terceira série da coleção, pois já tinha vários dos livros traduzidos por Lobato em outras traduções. Vou deixar listado abaixo os títulos enfeixados nos 34 volumes das Obras Completas (1ª e 2ª séries); quando mais de uma obra constituírem um volume, os títulos aparecerão separados por barra (/). Em seguida, comentarei rapidamente as outras aquisições do especial mês de julho!

Obras Completas de Monteiro Lobato em 34 volumes
(Obs.: As obras não saíram segundo a ordem cronológica de publicação)

1ª Série – Literatura geral

1.      Urupês
2.     Cidades Mortas
3.      Negrinha
4.     Ideias de Jéca Tatú
5.      A Onda Verde/O Presidente Negro
6.     Na Antevéspera
7.      O Escândalo do Petróleo/Ferro
8.     Mister Slang e o Brasil
9.     América
10.     Mundo da Lua/Fragmentos/Miscelânea
11.      A Barca de Gleyre (1º tomo)
12.     A Barca de Gleyre (2º tomo)
13.     Prefácios e Entrevistas
14.     Literatura do Minarete
15.     Conferências, Artigos e Crônicas
16.     Cartas Escolhidas (1º tomo)
17.     Cartas Escolhidas (2º tomo)

2ª Série – Literatura infantil

1.      Reinações de Narizinho
2.     Viagem ao Céu/O Saci
3.      Caçadas de Pedrinho/Aventuras de Hans Staden
4.     História do Mundo para as Crianças
5.      Memórias da Emília/Peter Pan
6.     Emília no País da Gramática/Aritmética da Emília
7.      Geografia de Dona Benta
8.     Serões de Dona Benta/História das Invenções
9.     D. Quixote das Crianças
10.     O Poço do Visconde
11.      Histórias de Tia Nastácia
12.     O Picapau Amarelo/A Reforma da Natureza
13.     O Minotauro
14.     A Chave do Tamanho
15.     Fábulas/Histórias Diversas
16.     Os Doze Trabalhos de Hércules (1º tomo)
17.     Os Doze Trabalhos de Hércules (2º tomo)

O saldo do mês, que não poderia resumir-se a Monteiro Lobato, trouxe uma diversidade de outras obras. Adquiri o tão desejado Livro das Mil e uma Noites, que considero uma das leituras mais fundamentais da Literatura Universal. A edição é da Biblioteca Azul (que é selo da editora Globo) e está num box com 4 volumes que reúnem a obra integral. É um box simples, sem grandes atrativos, com livros em brochura de capas meio brilhosas. O conteúdo é, sem dúvida, excelente, mas penso que o prodigioso trabalho de Mamede Mustafa Jarouche merecia uma edição mais elegante e um projeto gráfico mais arrojado. É a primeira tradução brasileira feita direto do árabe.

Da saudosa Cosac Naify, adquiri o clássico Decameron, do italiano Boccaccio, pensando que a edição era integral. Quando vi “10 novelas selecionadas”, fiquei decepcionado, principalmente porque não fui capaz de perceber esse detalhe antes de comprar rsrsrs. Ao menos, é uma edição da Cosac, né? E está simplesmente lindíssima, em capa dura, toda ilustrada e cheia de detalhes. Pena que não é completa! Vou precisar comprar outra edição. Aceito sugestões! Comprei também Mary Poppins, da P. L. Traves. A edição está ricamente ilustrada e traz esse detalhe inusitado da lombada exposta. Nunca tinha visto isso antes rsrsrs. Fiquei boquiaberto, jurando que quando fosse abrir o livro, ele iria se desmanchar, mas, para minha surpresa (ou não rs), os cadernos estão firmes. Vermelho Amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós, que já tem resenha por aqui, e O Filho de Mil Homens, do português Valter Hugo Mãe, completam minhas aquisições Cosac.

Aí, a editora Pedrazul continua fazendo aqueles lançamentos tentadores, especialmente por serem exclusivos rs! Cranford e Esposas e Filhas, de Elizabeth Gaskell, aparecem pela primeira vez em português, graças à querida Pedrazul. Não poderia deixar de adquirir isso. Aproveitei a oportunidade e pus também A Intrusa (Júlia Lopes de Almeida) no pedido. Trata-se de um romance brasileiro. Isso mesmo! Pedrazul trazendo clássicos nacionais! Torcendo para eles desenterrarem outras raridades brasileiras!

Adquiri A Marca do Zorro, de Johnston McCulley, pois tenho muita vontade de conhecer a história original do lendário D. Diego de la Vega, especialmente depois de ter assistido aquela novela colombiana Zorro: a espada e a rosa rs. E para não perder o costume, não poderia faltar uma raridade! Obtive O Pirata, de Frederick Marryat, também conhecido por Capitão Marryat. Esse escritor foi outra influência do meu querido Alencar. Adquiri ainda um recente lançamento da editora Darkside: Menina Má, de William March. Não é exatamente o tipo de leitura que me encanta, mas confesso que fiquei cuiroso por esse livro, especialmente porque quase não li nada de terror/horror.

Passando para os brasileiros, completei minha coleção de romances da Rachel de Queiroz, adquirindo: Caminho de Pedras, As Três Marias e O Galo de Ouro. Adquiri também o volume com as peças Lampião e A Beata Maria do Egito. Da obra da Rachel, tenho vontade ainda de adquirir os livros infantis; quanto às coletâneas de crônicas, não tenho interesse. Para concluir, comprei um livro contemporâneo! Trata-se de uma coletânea de poemas chamada Tempestardes, do paulista Leonardo Chioda. Estava visitando o site da editora Patuá e este livro chamou minha atenção. Título bastante sugestivo, não? Mesmo não gostando muito de poesia nem de literatura contemporânea, julgo pertinente experimentar alguma coisa do tipo, vez por outra. E com isso, já tive boas surpresas! Acho que vou antecipar Tempestardes na minha lista de próximas leituras, pois fiquei muito curioso mesmo.

Espero que tenham gostado deste Mais Livros! tão especial! Tomara que o de agosto saia em agosto mesmo rsrsrs! Até o próximo post!

Daniel Coutinho

*** 

SKOOB: http://www.skoob.com.br/usuario/1348798
Escreva para o blog: autordanielcoutinho@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário