quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

DOWNLOAD! Conto raro de José de Alencar

José de Alencar não foi contista. Mesmo seus romances mais breves: "Cinco Minutos" e "A Viuvinha" não podem ser considerados contos. Contudo, revirando sua bibliografia, descobri esta composição esquecida: "Lembra-te de Mim", provavelmente o único conto escrito por ele, e que serviu de introdução à coletânea "Noturnos" (1872) de Luís Guimarães Júnior, um contemporâneo seu.

Infelizmente, não pude localizar essa obra para baixar, muito menos para comprar. A salvação foi que, pesquisando mais um pouco, deparei-me com uma referência de que o conto único de Alencar fora publicado num periódico do Rio de Janeiro (Folha do Domingo).


Imediatamente, acessei a hemeroteca digital da Biblioteca Nacional e encontrei a raríssima produção, publicada apenas nessas duas ocasiões. Como a qualidade da digitalização não estava das melhores, decidi editar o texto, e resolvi compartilhá-lo em PDF com quem se interessar por ler esta relíquia. É uma historinha impregnada daquele romantismo bem açucarado, mas com ser o único conto que se tem notícia do autor de "Iracema", vale a pena conferir.
Apreciem e compartilhem!

Conto Lembra-te de Mim (José de Alencar) DOWNLOAD AQUI!


Daniel Coutinho
*** 

Instagram: @autordanielcoutinho
SKOOB: http://www.skoob.com.br/usuario/1348798
Escreva para o blog: autordanielcoutinho@gmail.com

5 comentários:

  1. Admirável Daniel Coutinho, parabéns pelo blog! Precisava existir!! Não consegui baixar o conto! Manda pra mim, por favor! Gosto muito da produção literária de Alencar! Bj.

    ResponderExcluir
  2. Oi, amiga! Deixe seu endereço de e-mail, que eu mando sim!

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniel!
    Que blog maravilhoso! Venho tentando baixar o conto, mas não obtive sucesso.
    Você poderia encaminhar para o meu?

    andradeelozita@gmail.com

    ResponderExcluir